Friday, March 5, 2010

Assuntos de Cinéfilo.


Alice in Wonderland.

Acho que o erro foi meu de ter esperado demais pelo filme. A expectativa pode trazer surpresas desagradáveis às vezes. E foi isso que aconteceu comigo, assistindo Alice. Não vou dizer que não gostei porque isso seria loucura. Mas juro que esperava muito, mas muito mais. Esperava algo mais adulto, mais concreto e inteligente. O filme é todo muito digitalizado, às vezes parecia que eu estava vendo um desenho animado. O que eu esperava do filme era algo mais real, mas de um jeito surreal. Alice In Wonderland é algo psicológico, algo da cabeça, psique. Não é dos olhos, de ver. É imaginação, de olhos fechados, sabe? Esperava mais atuação e diálogos que lutas e efeitos especiais. Até porque, Tim Burton sempre fez filmes bem atuados. Eu gostei das atuações, mas achei que faltou. Achei o filme extremamente infantil. Quando se espera por um filme dirigido por Tim Burton, inspirado em Lewis Carroll e interpretado por Johnny Depp e Helena Bonham Carter, o mínimo que o filme pode fazer é tirar suspiros. Mas não. Gostei do visual, gostei das atuações, gostei de tudo. Mas faltou. O roteiro ficou terrível, na verdade. A história poderia ter sido igual à primeira, sem lutas e guerrinhas desnecessárias. Poderia ser o Alice In Wonderland original, de Lewis mesmo. Aquela história verdadeira e antiga. Enfim, o filme não preencheu o espaço que a expectativa abriu no meu peito. Não fiquei em catarse. Mas tudo bem, às vezes essas coisas acontecem. Na próxima vez vou tentar não esperar tanto por um filme, quem sabe assim ele fica mais interessante.

No comments: