Sunday, May 2, 2010

Assuntos de Cinéfilo.


Jalsaghar (The Music Room).

Para quem entende bem de cinema, sabe que Satyajit Ray é considerado um dos melhores auteurs de cinema do século 20. Por auteurs, me refiro à teoria cinematográfica que explica sobre a autonomia de um diretor em questão à sua própria arte. Ray foi um dos cineastas mais independentes do cinema. Jalsaghar foi escrito, dirigido e produzido pelo mesmo. Essa é a época do Festival Internacional de Cinema de San Francisco e eu e minhas amigas que fazem cinema daqui estamos esbanjando-nos com tanta cultura nas telas de vários cinemas de San Francisco. Ontem decidimos assistir ao clássico de Satyajit e valeu muito a pena. É extremamente interessante ver um filme indiano de 1960 e não reconhecer o protótipo americano que todos nós da América temos. Saias de bolinhas, óculos de gatinha e cabelos com brilhantina não fazem parte da cultura indiana e nunca fizeram e isso é estranho de ver na tela do cinema. Porém, o filme trás o conceito de outra cultura e abre a mente daqueles que vivem em uma sociedade ocidental e que não sabem muito sobre outras culturas e suas histórias. Eu reconheci o filme como muito bem dirigido, produzido e escrito. Quero assistir mais filmes de Satyajit, afinal, seus filmes trazem um conhecimento grandioso e imagens interessantíssimas de um lugar que eu ainda quero conhecer: a Índia.

No comments: