Thursday, May 6, 2010

Literatura.


Yerma - Federico García Lorca.

Eu cismei com Lorca agora. Depois de ler Bodas de Sangue, fiquei apaixonada pela escrita desse homem. Já tinha visto algumas peças dele, mas nunca tinha lido nenhuma. Pode acreditar: faz diferença. É mais nu, mais imaginativo. Terminei Yerma ontem, em um dia. Peças de teatro sempre descem como água para mim, pois leio tudo muito rápido, querendo saber logo o final. Ainda mais quando a peça é muito boa. Comecei outra obra do Lorca hoje... "La Casa De Bernarda Alba", uma tragédia sobre mulheres(séééério??? Lorca escreve muitas tragédias sobre mulheres??? Não sabia...rs). Até amanhã provavelmente terminarei, pois leio o dia inteiro no trabalho. Estou gostando muito, mas Yerma foi de tirar o ar. Queria muito fazer essa peça um dia. Me lembrou um pouco a Medéia, do Eurípides(uma das minhas peças de teatro favoritas). Não sei porque, mas lembrou. Sei que as histórias são diferentíssimas, quase que opostas, até. Mas de certa forma, as duas são dramas sobre a maternidade. E são muito dramáticas. Extremamente. Salve o drama, o que seria do teatro sem ele? Enfim... palmas para Lorca, de pé. Amo seu trabalho e lerei muito mais, pois a cada livro, ele ganha mais meu coração de mulher.

No comments: